Candidatos aprovados no concurso do TCE/PI acionam a justiça para exigir nomeação
Doze candidatos aprovados no último concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Piauí impetraram um Mandado de Segurança junto ao Tribunal de Justiça do Piauí para serem nomeados aos cargos. O desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, relator do MS, ainda não se manifestou sobre o pedido e determinou que o presidente do TCE/PI, Luciano Nunes, fosse cientificado sobre o processo, o que ocorreu no dia 21 de março.
No pedido liminar feito no MS, o advogado dos candidatos, Fellipe Roney de Carvalho, informa que há vagas disponíveis para os aprovados no certame, no entanto, tais vagas foram destinadas à funcionário comissionados. Alguns destes nomeados também foram aprovados na seleção, apesar disso, estão exercendo atividades inerentes ao cargo de auditor externo da Corte de Contas.
Consta ainda no MS que foi sancionada uma Lei Estadual (Lei 6.746/15) que aumenta para 20 o número de vagas para o cargo de auditor fiscal de controle externo, totalizando 115 vagas para a função. Assim, os candidatos alegam que tal aumento do número de vagas gera um direito subjetivo à nomeação, o que não pôde ocorrer uma vez que o tribunal redistribui as vagas para outros cargos, além de criar mais dez funções comissionadas.
“Assim, a presidência contratou de forma precária para cargos comissionados, e para executarem as mesmas atribuições do cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo (…) e nomeou candidatos aprovadas na lista do certame com a finalidade de ‘já iniciarem treinamento’ para quando assumirem os cargos efetivos”, diz um trecho do MS.
Os candidatos alegam que a nomeação de servidores seria inconstitucional, uma vez que foi realizado um concurso público destinado à contratação de servidores para esta área. O TCE/PI ainda não se manifestou sobre o pedido feito pelo candidatos, o que deve ocorrer já nos próximos dias.
Com informações do 180 graus
Posts Relacionados
-
Cotas raciais: MPF recomenda retificação dos editais dos concursos para ANS e ANP
Após os concursos públicos para oficial de chancelaria e diplomata do Ministério […]
-
Atenção! Cespe comunica alteração das datas do concurso da PF
O Centro de Seleções e Promoção de Eventos (Cespe/UnB) publicou uma nota […]
-
Candidatos podem ter burlado a lei de cotas para negros no concurso da PF
Mais um capítulo da novela “fraudes em concursos públicos” vem à […]
-
MPF ajuíza ação contra candidatos ao cargo de diplomata que teriam fraudado sistema de cotas
Os problemas em torno do concurso público para o cargo de diplomata […]