Categoria: Concursos no horizonte

TCU recomenda abertura de um novo concurso público para o INSS

comentários Compartilhe:

INSS_logo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPGO) receberam uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para formularem um plano de substituição dos servidores que já estão em condição de se aposentar e tão logo seja realizado um novo concurso público para preenchimento destas vagas.

A preocupação do TCU é que a falta de uma política de alocação adequada, traga ineficiência no atendimento e, principalmente, na concessão de benefícios do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e falta de controle no cadastro de novos beneficiários. Segundo o MPGO, somente nos anos de 2013 e 2014 foram autorizadas mais de 22 mil contratações para o INSS.

O INSS solicitou no início do ano ao Ministério do Planejamento, abertura de um novo concurso público para preenchimento de 4,730 vagas, sendo 2 mil para o cargo Técnico do Seguro Social, 1.150 para Médico Perito e 1.580 para Analista do Seguro Social (1.580).

Com informações do Correio Web

Últimos concursos

O último concurso para Técnico e Médico Perito foi realizado no ano de 2011 e teve como organizadora a Fundação Carlos Chagas (FCC). Foram ofertadas 1.500 vagas para Técnico da Seguridade Social e 375 para Perito Médico Previdenciário. Já para o cargo de Analista, o último concurso foi realizado no ano de 2013 pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FUNRIO) e ofertava 300 vagas.

Concorrência

Muitos almejam conquistar uma vaga em algum órgão público por várias razões: estabilidade, salários razoáveis, plano de carreira, e por aí vai. O INSS é alvo dos concurseiros que buscam um trabalho como este e, por essa razão, é sempre muito concorrido.

Para se ter uma ideia, o último concurso para Analista contou com quase 165 mil inscritos gerando uma concorrência de aproximadamente 550 candidatos por vaga. Já no último concurso realizado em 2011 para os cargos de Técnico e Perito Médico, contou com mais de 916 mil inscritos, sendo 904 mil para o cargo de Técnico e quase 12 mil para Médico Perito, gerando uma concorrência absurda de 635 candidatos por vaga para o primeiro cargo e apenas 33 para o segundo.

Entretanto, vale lembrar que, apesar dos números serem assustadores, essa contagem diminui consideravelmente se levarmos em conta a quantidade de candidatos que não comparecem para realizar a prova. Além disso, boa parte dos candidatos não se prepara adequadamente para concorrer a uma vaga. Destes, poucos estão de fato aptos a disputarem o cargo, reduzindo e muito esta concorrência. Portanto, sairá na frente quem estudar e se preparar de forma eficiente e disciplinada!

Provas Anteriores

As provas objetivas aplicadas para os cargos de Técnico e Perito Médico foram compostas por 60 e 80 questões (respectivamente) de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, conforme quadro abaixo:

INSS_vagas_concurso2011_tecnico e medico

O cargo de Perito contou ainda com avaliação de provas de títulos. Para ambos os cargos, as provas objetivas foram de caráter eliminatório e classificatório. Conforme critérios de avaliação, somente foram aprovados os candidatos que obtiveram, cumulativamente, a seguinte pontuação:

- 30% de acertos na prova de conhecimentos gerais;
- 30% de acertos na prova de conhecimentos específicos;
- 40% de acertos no total de ambas as provas.

Os provas objetivas do concurso para os cargos de Analista, compreenderam questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada. O número de questões para cada área de formação foi estabelecido conforme quadro abaixo:

INSS_vagas_concurso2013_analista

Cursos

Apesar do número de vagas ser grande e, geralmente haver convocações acima do número de vagas ofertados inicialmente, o candidato deverá se preparar e estudar muito para que as chances de aprovação aumentem. Pensando nisso, o CERS preparou cursos específicos no intuito de ajudá-los a conquistar a tão sonhada aprovação.

São cursos teóricos com todas as disciplinas cobradas na última seleção. Prepare-se para esse esperado concurso, cujo edital deve sair ainda neste ano, com a melhor equipe de professores, especialistas em concursos públicos. Assista a 90 horas de aula e fique totalmente preparado(a) para as provas que serão aplicadas para o cargo de Técnico do INSS.

CONCURSO PARA TÉCNICO DO INSS 2014/2015 CURSO TEÓRICO COMPLETO

inss

O curso será composto de 45 encontros de 02 horas, sendo cada encontro dividido em 4 blocos de 30 minutos, de acordo com a seguinte carga horária:

Concurso_INSS_materias

Valor Normal: R$ 585,68 (quinhentos e oitenta e cinco reais e sessenta e oito centavos).

CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA O CONCURSO DE TÉCNICO DO INSS 2014/2015 – TEORIA E QUESTÕES DOS CONCURSOS ANTERIORES – PROF. FREDERICO AMADO

O curso será composto de 07 encontros de 02 horas, sendo cada encontro dividido em 4 blocos de 30 minutos.

INSS_curso_2

Valor Normal: R$ 105,41 (cento e cinco reais e quarenta e um centavos).

Vale lembrar que o CERS vem se destacando cada vez mais pelo número de aprovações nos mais diversos concursos. Exemplo disto foi o concurso Ministério Público do Trabalho onde nada mais, nada menos do que 18 dos 32 aprovados no concurso para procurador do Trabalho foram alunos do complexo de Ensino Renato Saraiva. 

18 dos 32 aprovados no concurso do Ministério Público do Trabalho foram alunos CERS. O 1º lugar também!!!

Não percam tempo e inciem desde já a preparação!

Bons estudos!!!

comentários Compartilhe:

Posts Relacionados