Categoria: Resultados

MRE divulga resultado final da primeira fase do concurso para carreira diplomática e convoca candidatos para segunda fase. Confiram a lista de aprovados

comentários Compartilhe:

palacioItamaraty

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou o resultado final das provas objetivas do concurso para a carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A lista de aprovados, bem como as notas de cada candidato poderá ser consultada no link abaixo:

Lista de aprovados

Além da divulgação do resultado, foi publicado o edital de convocação para a segunda fase do certame, que ocorrerá previsivelmente no dia 30 de agosto, próximo domingo, no horário entre às 14 e 19 horas. Os candidatos será avaliados através de uma prova escrita que versará sobre a disciplina de língua portuguesa.

De acordo com orientações da banca organizadora, os candidatos deverão chegar com, no mínimo, uma hora de antecedência à aplicação das provas. O resultado preliminar desta fase será divulgado previsivelmente no dia 5 de outubro de 2015.

O concurso

O concurso está ofertando 30 vagas para a carreira diplomática. Do total de vagas, seis são reservadas a candidatos negros ou pardos e duas para portadores de deficiência. Para concorrer ao cargo, o candidato deveria ter idade minima de dezoito anos e possuir diploma de ensino superior em qualquer área de formação. Candidatos graduados no exterior, deverão apresentar revalidação do diploma até a data da posse.

O concurso foi dividido em três fases. Na primeira, os candidatos foram avaliados através de uma prova objetiva, composta por 73 questões, de caráter eliminatório e classificatório, com questões que versaram sobre as disciplinas de português, história do brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e de direito internacional.

Após a realização da segunda fase mencionada acima, os candidatos que obtiverem aprovação, serão convocados para a terceira fase que consistirá na aplicação de uma prova discursiva sobre história do brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público. Ainda na terceira fase haverá questões objetivas sobre língua espanhola e língua francesa.

Ao todo, foram recebidas 5.271 inscrições, gerando uma concorrência média de ampla concorrência de aproximadamente 239 candidatos por vaga.

Com informações da Folha Dirigida

comentários Compartilhe:

Posts Relacionados