Categoria: Notícias

MPT pede que aprovados em três cadastros de reserva do Banco do Brasil sejam contratados

comentários Compartilhe:

 lista1376073064

O Ministério Público do Trabalho (MPT) impetrou uma ação civil pública pedindo a contratação dos aprovados que fazem parte do cadastro de reserva de três concursos públicos lançados pelo Banco do Brasil, realizados em 2012 e 2013. No pedido, o MPT solicita que a prorrogação da validade do certame e que um levantamento seja realizado e apresentado em juízo para verificar a quantidade de vagas ociosas.

O procurador, Carlos Cunha Brisolla, informou que o banco lança concursos destinados à formação do cadastro de reserva sem calcular o quantitativo de vagas disponível, mesmo que isto possa ser realizado. Prova disso foi um acordo firmado entre o BB e a Confederação Nacional de Trabalhadores do Ramo Financeiro que prevê a contratação de 2.000 aprovados até final do ano, restando demonstrado que é possível antever o número de vagas disponíveis antes mesmo que o edital seja publicado.

Para o procurador, a abertura de concursos com curto espaço de tempo entre a publicação de um edital e outro demonstra outra irregularidade, já que os aprovados são prejudicados por não saberem qual certame tem prioridade para convocação dos classificados. Além disso, quem se sente prejudicado acaba acionado a justiça, desordenando a ordem dos candidatos classificados.

Essa postura que o banco adota em relação aos candidatos aprovados é no mínimo estranha já que anualmente são lançados concursos para formação do cadastro de reserva antes mesmo que os aprovados das seleções anteriores sejam chamados.

Para se ter uma ideia, no concurso realizado em 2012, também com previsão do cadastro, foram aprovados 2.558 candidatos só no Distrito Federal. Destes, poucos mais de 250 candidatos foram convocados para assumirem os cargos. Após este certame, foram lançadas mais quatro seleções, aumentando ainda mais o número de aprovados integrantes do cadastro de reserva que sonham com uma vaga e permanecem na incerteza se serão convocados até o final do prazo de validade.

O último concurso teve provas aplicadas no último domingo (15) e contou com mais de 533 mil inscritos. Ainda não é possível saber quantos candidatos foram aprovados, pois esta informação somente será divulgada no dia 16 de abril.

Vamos acompanhar!

Com informações do CorreioWeb

comentários Compartilhe:

Posts Relacionados