Categoria: Concursos no horizonte

Itamaraty confirma abertura de novo concurso para diplomata ainda este mês

comentários Compartilhe:

palacioItamaraty

Foi publicado hoje no diário Oficial da União (DOU) o regulamento do novo concurso para Diplomata do Itamaraty. De acordo com informações fornecidas pelo órgão o edital será publicado nos próximos dias. Serão ofertadas 30 vagas para candidatos que possuam graduação de ensino superior em qualquer área de formação. A seleção ficará sob responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Ainda não há informações sobre a data de aplicação das provas e demais etapas. A informação é que as avaliações ocorreram 51 dias após a publicação do edital. Assim, se o concurso for lançado dentro do prazo previsto, a estimativa é que as provas sejam aplicadas no máximo até o final do mês de agosto. A remuneração inicial para a função é de R$15.005,26.

Os candidatos serão avaliados através de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será composta por questões que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de língua inglesa, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. Já a segunda e terceira fase abordará temas sobre língua portuguesa, história do Brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e prova objetiva de língua espanhola e língua francesa.

O último concurso para o mesmo cargo foi lançado em julho de 2015. Ao todo foram contabilizadas 6.003 inscrições gerando uma concorrência média de  239 candidatos por vaga. Todos as 30 vagas inicialmente ofertadas foram preenchidas, não havendo cadastro de reserva.

Com informações do CorreioWeb

comentários Compartilhe:

Posts Relacionados