Categoria: Fraude

Grupo que fraudava concursos públicos na Bahia é desarticulado pela PF

comentários Compartilhe:

fraude

Mais um grupo que fraudava concursos públicos foi desarticulado pela Polícia Federal (PF) na cidade de Vitória da Conquista/BA. A quadrilha que atuava na cidade de Brumado, centro-sul do estado, inseria seus integrantes para fazer as provas juntamente com outros candidatos nos concursos públicos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O objetivo, segundo a PF, era repassar as questões para que os candidatos obtivessem o mesmo número de acertos, no entanto, não foi informado se a pontuação era suficiente para garantir a aprovação.

A operação preparada pela Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) intitulada Reprovados foi deflagrada hoje, dia 4 de novembro, após o cumprimento de cinco mandados de condução coercitiva e mais cinco de busca e apreensão. Nenhum dos envolvidos teve o nome revelado.

Para garantir o acesso aos locais de provas dos concursos do LFBA, os integrantes da quadrilha efetuavam a inscrição no concurso e alteravam os dados cadastrais dos candidatos inserindo sílabas idênticas no início do nome para que estes fossem direcionados para as mesmas salas. Assim, as respostas eram repassadas aos candidatos para que conseguissem o mesmo número de acertos.

Além do LFBA, há indícios que tais fraudes tenham ocorrido também em concursos realizados na UFRB, ambos organizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Funrio).

Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de fraude em certames de interesse público, falsidade ideológica, formação e participação em organização criminosa.

Com informações do Correio

comentários Compartilhe:

Posts Relacionados