Categoria: Resultados

Banco do Brasil divulga lista de aprovados no concurso para escriturário

comentários Compartilhe:

BB_sede

O Banco do Brasil divulgou nesta quarta-feira (4) o resultado definitivo do concurso para o cargo de escriturário. As provas foram aplicadas no dia 15 de março de 2015. A lista de aprovados foi publicada nesta manhã no Diário Oficial da União.

Confiram o resultado clicando aqui

Foram ao todo 535 mil inscritos, um número recorde para esta região que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Este número representa um aumento de 58% no número de inscrições se comparado com o último concurso realizado em 2012 para a mesma região, que contou com aproximadamente 338 mil inscritos.

Do total, jovens com menos de 25 anos representaram 51% dos inscritos. Outra curiosidade é que, apesar do cargo exigir nível médio, a grande maioria das inscrições, cerca de 66%, foram feitas por pessoas cujo nível de escolaridade está cursando ou já concluiu nível superior, inclusive com especialização, mestrado e doutorado.

Além disto, 33% dos inscritos informaram possuir nível avançado em outro idioma, o que significou um “plus” para o candidato, já que a partir deste ano, a língua inglesa foi novamente inserida no conteúdo programático. Cerca de 61% dos candidatos estavam empregados no momento da inscrição.

O concurso

O concurso foi destinado ao provimento de 2499 vagas em cadastro de reserva para o cargo de escriturário, as quais deverão ser preenchidas no decorrer da validade do certame. O salário inicial é de de R$2.227,26 por uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Para concorrer ao cargo, o candidato deveria ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e possuir certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

O concurso foi dividido em duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e prova de redação, de caráter apenas eliminatório. A prova objetiva foi composta por 70 questões de múltipla escolha que versarão sobre as seguintes disciplinas de Língua Portuguesa (10 questões); Raciocínio Lógico-Matemático (10 questões); Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões); Cultura Organizacional (5 questões); Técnicas de Vendas (10 questões); Atendimento (10 questões); Domínio Produtivo da Informática: 5 questões); Conhecimentos Bancários (10 questões); Língua Inglesa (5 questões).

A disciplina de inglês, que havia sido retirada do conteúdo programático, voltou a ser cobrada este ano. Apesar disso, muitos concurseiros não se deram conta do que isso significava e acabaram deixando a disciplina de lado, talvez, pensando que o que aprendeu na escola fosse suficiente para ganhar alguns pontos na prova. E isso foi um erro!

No geral, apesar da prova ter cobrado temas em conformidade com o conteúdo programático do edital, estava muito difícil. Segundo relato dos candidatos, as questões de inglês estavam em modo “hard”. Muitos deles disseram que deixaram parte da prova em branco em razão do grau de dificuldade das questões que traziam anunciados longos e complexos.

O concurso realizado no Rio de Janeiro para o cargo de escriturário irá expirar em 26 de setembro de 2015, assim, seguindo a lógica, o edital deverá ser publicado a partir do inicio do segundo semestre deste ano. O certame irá ofertar vagas os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com informações do G1

comentários Compartilhe:

Posts Relacionados